A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, neste domingo (23), do encerramento da 53ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita, no Sertão Central, um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário cultural de Pernambuco. A festividade teve início no último dia 19 de julho e, desde então, reuniu, no Parque Municipal João Câncio, centenas de vaqueiros de cidades vizinhas e de outros estados do Nordeste em um ato para celebrar a fé do povo sertanejo.

A Missa do Vaqueiro é responsável por movimentar a economia da região durante os cinco dias de evento. A edição de 2023 contou com investimentos de R$ 1 milhão por parte da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O ponto alto da festa foi celebrado pelo bispo dom José Vicente, da diocese de Salgueiro. Durante a missa, as indumentárias de couro, como chapéu, gibão, alforge, botas e celas foram apresentadas como oferta no altar pelos vaqueiros, em forma de homenagem.

Raquel Lyra ressaltou que a celebração marca um dos principais eventos do interior pernambucano. "Garantimos apoio irrestrito do governo do estado a todos movimentos e eventos que trabalham com a manutenção da nossa cultura, da nossa história, da nossa arte, como essa celebração a Raimundo Jacó e Luiz Gonzaga. Estamos trabalhando no redesenho e aperfeiçoamento de todos os nossos movimentos e eventos culturais, permitindo o resgate da nossa cultura, a manutenção, o fortalecimento e sua perpetuação", afirmou. 

A Missa do Vaqueiro é realizada desde 1971 e ocorre em memória de Raimundo Jacó, vaqueiro que era primo de Luiz Gonzaga. Ele foi morto em 1954 e teve seu corpo encontrado em uma estrada, no meio da caatinga. Ao saber da morte, o padre João Câncio, conhecido por usar chapéu, gibão e frequentar vaquejadas, fincou uma cruz no local onde o corpo de Jacó foi encontrado e passou a celebrar uma missa em homenagem ao vaqueiro. O ocorrido também inspirou a música “A Morte do Vaqueiro”, cantada pelo ilustre primo de Jacó.
Fonte diariodepernambuco.com.br
foto Miva Filho/Divulgação

Deixe seu Comentário