Laboratório irá contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar local

O IFPE Belo Jardim inaugurou, nesta sexta-feira (4), o Laboratório de Solos e Sustentabilidade Ambiental do campus, projeto desenvolvido em parceria com a cooperativa Agro São José e com recurso financeiro da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), que contou com o apoio do Secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Milton Coelho, em sua captação.

Segundo o coordenador do laboratório, o professor Fernando Cunha, o principal objetivo do empreendimento é prestar assistência técnica aos agricultores da região Agreste. "O laboratório irá realizar análises físicas e químicas de solos, águas e plantas, algo que antes só era possível em Recife, além de permitir o desenvolvimento de pesquisas científicas que irão contribuir de forma significativa com o desenvolvimento da agricultura familiar local", enfatiza Fernando.

O Laboratório de Solos e Sustentabilidade Ambiental nasceu a partir de um projeto idealizado pela então aluna do curso técnico em Agropecuária, hoje presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Belo Jardim, Evandra Carla. O que era apenas um sonho inicialmente, contou com o apoio dos professores Fernando Cunha e Rosemberg Bezerra e com toda uma rede de ajuda de servidores e terceirizados do campus que viabilizou o sonho da egressa.

Em sua fala, o diretor-geral do campus, Marcos Germano, destacou todo o empenho necessário e a importância do laboratório para a comunidade da região. "Este foi um trabalho de quem tem amor pelo que faz, de quem tem coragem de colocar a cara a tapa, de quem pensa na inclusão do agricultor dentro da escola... e quando a gente fortalece o agricultor familiar, a gente fortalece toda a cadeia produtiva", declarou Marcos Germano.

O evento contou com a presença da imprensa e de autoridades locais, além do reitor do IFPE, José Carlos de Sá, que declarou que a inauguração era um acontecimento muito especial dentro do IFPE. "Hoje, estamos vivendo um momento especial de muitas formas no campus Belo Jardim. Estamos vendo nossos três pilares - ensino, pesquisa e extensão - absolutamente integrados, a partir da captação de recursos externos e como forma de integração com a sociedade, envolvendo ainda a prática da agroecologia. Sem dúvidas, é um acontecimento que nos enche de orgulho", finalizou José Carlos.

Assessoria de Comunicação - ASCOM

Deixe seu Comentário